0
PESSOAS INSCRITAS
0
GRUPOS EXPERIMENTADORES
0
TECNOLOGIAS

ESTUDOS VIRTUAIS

DE 19 DE OUTUBRO A 6 DE NOVEMBRO

Essa jornada se inicia no bojo da Campanha Nem Um Poço a mais buscando a reflexão sobre possíveis transições energéticas em diferentes níveis, desde a transição individual e comunitária até a construção de políticas públicas abrangentes. No caso deste curso a proposta é valorizar tecnologias antigas e comprovadamente eficientes bem como saberes e fazeres em processo de apagamento cultural diante do modo de vida petrodependente e consumista instaurado. Foram mais de 1900 pessoas inscritas, dezenas de coletivos de todos os estados brasileiros, 18 horas de aulas, com 8 tutores e mais de 1.000 pessoas acompanhando os grupos de Telegram, WhatsApp e Facebook. O objetivo da primeira fase foi difundir essas tecnologias de maneira abrangente, sensibilizar sobre suas possibilidades e introduzir os conceitos de cada uma delas abrindo campo para um II Ciclo de aprofundamento.

I Curso de Formação de Agentes Comunitátios para a Transição Energética 19 a 30/10/20

Aula 1 Energia Solar Passiva Agentes Comunitários para a Transição Energética

AULA 2 BICIMAQUINAS Agentes Comunitários para a Transição Energética

AULA 3 – PARTE 1 Fogões a Lenha Ecoeficientes Agentes Comunitários para a Transição Energética

Aula 3 PARTE 2 Fogões a lenha ecoeficientes Agentes Comunitários para a Transição Energética

Aula 4 Biodigestores – Agentes Comunitários para a Transição Energética

AULA V-Parte 1-Carro movido a óleo de cozinha usado-Agentes Comunitários para a Transição Energética

AULA 5 / PARTE 2 – Carro vegetal

Aula 6 – Roda D´água – Formação de Agentes Comunitári@s Para a Transição Energética

PRÁTICA E REDE!

NOVEMBRO/DEZEMBRO 2020

Neste II Ciclo serão apoiados grupos experimentadores para a implantação das tecnologias estudadas no I Ciclo. Os grupos podem ser dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e Bahia e terão de cumprir alguns critérios estabelecidos. Todas as pessoas interessadas poderão acompanhar a implantação e aprofundar conhecimentos através de nossa plataforma interativa. As experiências serão acompanhadas de perto, desde o projetar e executar até o usufruir das tecnologias instaladas. Nosso objetivo neste II Ciclo é fortalecer redes em torno dessas tecnologias e para a transição energética. Também será produzida uma publicação coletiva e colaborativa contando toda essa jornada e tornando-se uma guia para a continuidade desses estudos.

PARTICIPA NA COMUNIDADE!

Nosso forum e um espaço de encontro e conexão entre pessoas, coletivos e comunidades que buscam a transição energética através de tecnologias apropriadas e de baixo custo.

Troca de materiais e recursos, apresentações de projetos, rodas de reflexão coletiva e muito mais em https://comunidade.areaslivresdepetroleo.org

MAIS SOBRE O PROJETO

1) Será emitido certificado? Sim, para tal teremos um sistema de lista de presença e avaliação que será enviado ao final de cada aula às redes do curso. Receberá o certificado quem participar de ao menos 4 aulas e responder à avaliação. A avaliação poderá ser respondida até o dia 20 de Novembro, último dia de curso. Ampliamos o prazo pois tivemos mudanças em nosso cronograma de aulas.

2) As Aulas ficam gravadas? Sim, você poderá assistir no momento mais oportuno.

3) Como baixo o TELEGRAM? Clique AQUI

4) Por que estamos usando o TELEGRAM? Ele tem mais recursos do que o Whatsapp (número de pessoas ilimitado e histórico de mensagens)

5) Onde encontro os links do curso? Todos os links estarão em https://areaslivresdepetroleo.wpcomstaging.com/agentestransicaoenergetica/

6) Teremos acesso à parte prática? Sim! No II Ciclo do projeto (novembro/dezembro) acompanharemos a realização dessas técnicas de forma prática. Do projeto à execução. Participe!

barra de creditos