Seu Corumba o Sheik Pobre

Nem um poço a mais!

O LEGADO DE KEN SARO WIWA VIRADÃO ANTIPETROLEIRO

Petróleo em Areal – Vídeo sobre o derramamento de petróleo em Areal, Linhares (ES).
Fevereiro de 2022.

15 de fevereiro de 2022, um grande derramamento de petróleo bruto atinge os alagados da região de Areal, próximo a Regência, no município de Linhares, no norte do ES. Este petróleo é explorado pela empresa Imetame. Não é a primeira vez que desastres com poços terrestres de exploração de petróleo ocorrem na região, contaminando a água e o solo e colocando em risco a saúde de pessoas e animais.

ME CHAMAM GAMBOA
Durante aproximadamente 13 anos, a Praia da Gamboa, em Itaipava, Itapemirim, no Espírito Santo, esteve sob a ameaça da construção de um porto de logística para a exploração do petróleo em alto mar. Recentemente, a empresa Edison Chouest desistiu do empreendimento! Para marcar a vitória da vida sobre o des-envolvimento a poetisa e atriz Ivny Matos e o cineasta Ricardo Sá, produziram um videopoema.

LITORAL SITIADO – CARAVANA DA CAMPANHA NEM UM POÇO A MAIS PELA BACIA DE CAMPOS
27 de jul. de 2022
Estivemos em Caravana. Um giro no espaço, tomado pela exploração do pré-sal capixaba e norte fluminese. Um mergulho nos territórios de resistência em conflito com a indústria petroleira e sua infraestrutura. A Caravana partiu de Vitória, para em Presidente Kennedy, Campos, Macaé e Maricá, com destino ao Rio de Janeiro. No mapa, a Caravana foi só uma rota. Em rota, A Caravana percorreu dois mapas. O mapa da Costa Altântica. O mapa da Costa do Petróleo e Gás. No primeiro mapa, a Costa Atlântica repleta de praias e baías, enseadas e cabos, lagoas, restingas, manguezais, recifes. E gente, vida, povos e culturas. Comunidades de pesca artesanal, restingueiros, quilombolas, campesinato e agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária, agroecologia, água, festivais de pescado, vida marinha, foz de rios, surf, trilhas de mata atlântica, ecologia, patrimônios históricos e culturais, fortes, igrejas, faróis, turismo. E as “pedras de praias”, que datam a separação dos continente africano e sulamericano, na lenta formação do Atlântico Sul. O segundo mapa, a Costa do Petróleo e do Gás, o Porto Central, o Porto do Açu, o Porto de Jaconé, plataformas, refinarias, termelétricas, dutos, terminais de óleo e gás, navios e helicópteros. Afinal, fora Maricá, que já faz parte da Bacia de Santos, a Caravana cruza toda a Bacia de Campos. Um vasto histórico de vazamentos, contaminação, violência urbana, expropriação de terras, concentração de renda, desigualdade social e injustiças ambientais. Por toda a região, as mesmas mentiras: “emprego”, “desenvolvimento”, “condicionantes”, “compensações”. Por toda região, os mesmos crimes ambientais e violações de direitos humanos e da natureza. Qual é o teu mapa? Qual é a tua rota? – A Caravana da Campanha Nem Um Poço a Mais pela Bacia de Campos percorreu em maio de 2022 cidades do Espírito Santo e Rio de Janeiro conectando lutas e resistências de populações que vivem em territórios explorados pela indústria de petróleo. Gente que luta pela titulação dos Territórios Livres para a pesca artesanal e quilombolas, Reforma Agrária, Agroecologia, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Reflorestamento, Direitos Humanos e da Natureza, Bens Comuns, Bem Viver, Igualdade de Gênero, pela Vida! #nemumpoçoamais #nemumportoamais #maisvidamenospetroleo

O Ibama é omisso!
Julho de 2022
De acordo com Carlos Belônia, presidente da Federação das Colônias e Associações de Pescadores do Estado do Espírito Santo (Fecope) e da Colônia de Pesca Z-14, em Presidente Kennedy, há descaso no processo de licenciamento do Porto Central com as famílias da pesca artesanal que vivem e/ou trabalham na região. Segundo ele, nem IBAMA nem a Prefeitura de Presidente Kennedy reconhecem a existência de todas as comunidades e famílias associadas à Colônia de Pesca, em total desrespeito ao seu modo de vida, direitos e territórios.

Em Presidente Kennedy as cercas do Porto Central já interditam o acesso aos alagados e aos modos de vida. A construção do píer criará zonas de exclusão da pesca no mar. O plano de compensação não compensará, e nem garantirá o futuro das próximas gerações. Um porto nunca vem sozinho! Com o Porto Central chegam os piers, dutos, ferrovias, caminhões, mais de 4 mil homens, violência, sobrecarga dos equipamentos públicos, inchaço populacional, trânsito intenso de caminhões, além de duas termelétricas no rio Itabapoana que impactarão diretamente a vida dos pescadores e pescadoras do rio e dos alagados, bem como o abastecimento de água da população do entorno.

ATO EM DEFESA DO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DAS NEVES
Julho de 2022
No próximo dia 5 de agosto de 2022 estaremos em Presidente Kennedy protestando contra a construção do Porto Central! Além dos impactos sociais, ambientais e econômicos, o Porto Central pretende ilhar o Santuário de Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy. Construída entre os anos de 1707 a 1759 pelos Padres Jesuítas que chegaram na região no século XVII e tombada em 2009 como Patrimônio Histórico do Estado do Espírito Santo, a Igreja deveria ter garantida sua proteção e integridade. Mas ao invés disso, corre o risco de desaparecer na paisagem industrial do Porto Central! Denunciamos: com a construção do porto sofre a estrutura da Igreja, a cutura, os alagados do entorno, os sambaquis encontrados na região e os milhares de romeiros que visitam a região anualmente para louvar Nossa Senhora das Neves. #SaiPortoFicaaFé

Pelo rio Itabapoana, dizemos NÃO ao Porto Central!
Agosto de 2022
A construção do Porto Central vai destruir tudo ao seu redor, inclusive o rio Itabapoana, onde deverão ser construídas 2 termelétricas. A foz do rio está na área de influência direta do Porto Central, o que vale dizer que qualquer atividade estará proibida neste local, inclusive a pesca, que é hoje a principal fonte de renda de mais de 1.000 pescadores que utilizam diariamente aquele espaço. É hora de lançar a pergunta: Porto Central: para quê e para quem ?

Nem Um Poço a Mais na Barqueata de São Pedro
2016

VENTO FORTE e NEM UM POÇO A MAIS
6 de set. de 2020

Basta de contaminação na Ilha de Maré!

Debate sobre o filme: A HISTÓRIA DO PLÁSTICO
5 de set. de 2020

SOCIALISMO LIMPO, CAPITALISMO SUJEIRA
4 de set. de 2020

NOTÍCIA DA CULTURA DE CONSUMO

“ADEUS POESIA” um filme de William Rodrigues para a IV SEMANA SEM PETRÓLEO
Setembro de 2020

“LAVAR UMA CÉLULA” vídeo-arte com Abou Mourad e Túlio Buffe, para a IV SEMANA PETRÓLEO
Setembro de 2020

“Um Protesto Natural” Cia Pé de Prosa para a “IV Semana Sem Petróleo”
Setembro de 2020

“PETROCORPO” uma performance da Cia Corpocêntrica para a IV SEMANA SEM PETRÓLEO.
Setembro de 2020

Iemanjá mandou avisar: deixem o petróleo no fundo do mar!

CIRCO DA ROÇA SEM PETRÓLEO EPISÓDIO 1

CIRCO DA ROÇA SEM PETRÓLEO EPISÓDIO 2

Homenagem a Seu Corumba

Vídeo Instalação de Transmissão dos Territórios – Performance ao vivo com Sereias Tóxicas